Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação-CEDUC
Curso de Pedagogia
Disciplina: Tecnologia da Informação
e Comunicação Aplicada à Educação
Professora: Teresa Kátia Alves de
Albuquerque
Componentes: Edinamar Gomes da Silva,
Lídia Maria Ferreira Medeiros e Suzy Almeida Sampaio
UNIVERSIDADE FEDERAL
DE RORAIMA: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD)/UNIVERSIDADE
ABERTA DO BRASIL(UAB)
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como
relevância apresentar a importância do trabalho executado pelo
Núcleo de Educação a Distancia (NEaD) da Universidade Federal de
Roraima (UFRR) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil
(UAB),que tem como objetivo promover a expansão do ensino superior
oferecendo um ensino de qualidade contemplando lugares onde não há
universidades públicas ou onde o número de vagas ofertadas não é
suficiente, tanto na capital quanto nos municípios do estado de
Roraima. Os cursos são abertos aos professores, gestores,
trabalhadores da área da educação e à população roraimense.
A pesquisa é
qualitativa e para sua elaboração foi necessário visita ao espaço
físico do NEaD e a utilização de entrevista com aplicação de
questionário que foi respondido pela Sra. Edleila Bezerra Soares –
Secretária Executiva do NeaD e entrevista (via telefone) com a Sra.
Jordânia Rosa Bernardo – Coordenadora Operacional NEaD/UFRR. Para
embasamento teórico foi necessário consultar páginas eletrônicas
descritas nas referencias bibliográficas.
EDUCAÇÃO
A DISTÂNCIA - EAD
A Educação a Distância
é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica
nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de
meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e
professores desenvolvendo atividades educativas, em diferentes
lugares ou tempos. Essa definição está presente no Decreto 5.622,
de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art.
80 da Lei 9394/96 (LDB).
Essa modalidade de
ensino permite uma eficaz combinação de estudo e trabalho,
garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente, seja ele
profissional, cultural e familiar. O aluno passa a ser sujeito ativo
em sua formação e faz com que o processo de aprendizagem se
desenvolva no mesmo ambiente em que se trabalha ou vive independente
da necessidade da sala de aula. As principais vantagens são: montar
a própria rotina de estudos, dedicando-se às aulas nos horários
mais convenientes ao aluno; materiais didáticos já incluídos no
preço;
economizar tempo ou dinheiro com o deslocamento até a instituição de ensino; pagar um preço mais baixo pelo curso. Por exigirem menos infraestrutura, geralmente os cursos à distância têm preços mais baixos do que os seus correspondentes presenciais.
economizar tempo ou dinheiro com o deslocamento até a instituição de ensino; pagar um preço mais baixo pelo curso. Por exigirem menos infraestrutura, geralmente os cursos à distância têm preços mais baixos do que os seus correspondentes presenciais.
Os cursos à distância,
não são diferentes dos presenciais, têm exames, trabalhos,
frequência, notas mínimas e repetência, exigindo tempo e
dedicação. É possível fazer cursos à distância em quase todos
os níveis de ensino: médio e técnico, graduação, especialização
e cursos profissionalizantes. É importante verificar junto ao MEC se
a instituição de EAD escolhida pelo aluno está autorizada a
fornecer este tipo de modalidade.
UNIVERSIDADE ABERTA DO
BRASIL- UAB
A UAB é um
sistema/programa criado pelo Governo Federal em 2005 formado por
instituições públicas de ensino superior, as quais se comprometem
a levar ensino superior público de qualidade aos municípios
brasileiros. Tendo como base o aprimoramento da educação à
distância, o sistema UAB visa expandir e interiorizar a oferta de
cursos e programas de educação superior.
A UFRR aceitou ser uma
fonte desse programa firmando parceria com a UAB em 2005, e através
da participação nos editais, lançados pelo Ministério da
Educação, disponibiliza e oferta os cursos em parceria com a
Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR). Como a UFRR não tinha
poder de gerenciar as verbas pertinentes à esse programa, ela
resolveu criar um núcleo que, como os demais núcleos da
universidade, poderia administrar os recursos destinados à essa
modalidade de ensino. É nesse contexto que surge o NEaD.
NEAD
O Núcleo de Educação à
Distância (NEaD) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) foi
aprovado em 1º julho de 2011 pela Resolução nº 005/2011-CUni, e
está vinculado ao Gabinete do Reitor, tendo por finalidade coordenar
as atividades de produção e desenvolvimento de produtos, processos
e métodos para ensino, pesquisa e extensão, que utilizem as
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), no âmbito da
educação presencial, semipresencial, a distância (EaD) e
distribuída.
É responsabilidade do
Núcleo, gerenciar/administrar os recursos financeiros destinados a
sua manutenção, enviados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq) à UFRR que acata as
demandas do Núcleo.
No início de suas
atividades o NEaD era composto por 18 funcionários, sendo:
Professores: 4 Técnicos: 4 e Bolsistas: 10.
A Estrutura do NEaD é
composta pelos órgãos Deliberativo, Executivo e Administrativo.
I- Órgãos
Deliberativos: é a instância superior de deliberação e consulta
no âmbito do NEaD, restrita a sua área de atuação.
II- Órgãos Executivos:
este órgão é composto por 8 coordenações sendo: Coordenação
Geral, Coordenação acadêmica, Coordenação Operacional,
Coordenação Financeira e Coordenação de políticas Tecnológicas.
III- Órgãos
Administrativos: este órgão tem como função prestar apoio técnico
e/ou administrativo necessário ao desenvolvimento das atividades de
cada Coordenação, sendo exercido por servidor do quadro técnico
administrativo da UFRR ou equivalente.
A Organização
Administrativa Atual do NEaD é composta da seguinte forma:
Maria Sonia Silva de
Oliveira Veloso – Coordenadora UAB/UFRR e NEaD/UFRR
Edleila Bezerra Soares –
Secretária Executiva
Sandra Maria Gomes –
Assessora de Comunicação
Dirceu Medeiros de Morais
– Coordenador Acadêmico NEaD/UFRR
Elizângela Ramos –
Gestora de Tutoria e Avaliação
Roni Petterson de Miranda
Pacheco – Gestor de projetos
Ricardo Vagner Silveira
Oliveira – Revisor
Oton de Lira Carneiro –
Coordenador Financeiro NEaD/UFRR
Andréia Costa da Silva –
Assistente Administrativa
Jordânia Rosa Bernardo –
Coordenadora Operacional NEaD/UFRR
Tainá Santana Caldas –
Assistente Administrativa
Paulo Cesar Reis da Silva
– Editor de Imagens
O processo de seleção
para ingresso em cursos de
graduação ofertados pelo NEaD/UFRR através do programa UAB
são realizados por meio de
vestibular, sendo exigido dos candidatos que tenham concluído o
ensino médio. Pode ser exigido também que o candidato esteja
cursando ou tenham concluído graduação. A realização das provas
fica a cargo da Comissão Permanente de Vestibular (CPV)
da UFRR.O curso UAB-UFRR é gratuito, e totalmente custeado pelo
Ministério da Educação, e tem como público alvo a Comunidade em
geral. O aluno UAB-UFRR tem acesso liberado a Biblioteca Central da
UFRR desde que tenha efetuado seu cadastramento.
O aluno dos cursos
oferecidos pelo NEaD terá que frequentar aula presencial obrigatória
no Polo Presencial, realizado na
Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR). As atividades
presenciais correspondem a 30% da carga horária de cada módulo, ou
seja, o curso prevê aula presencial em cada um dos polos atendidos.
A UNIVIRR está presente nos 15
municípios do Estado de Roraima. São eles: Alto Alegre,
Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema,
Mucajai, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza,
São Luiz do Anauá, Uiramutã.
O Polo Presencial é um
espaço físico para a execução das atividades
didático-administrativas do curso à distância, com o apoio do
governo federal, estadual e municipal. Os momentos presenciais,
programados para o curso, têm como objetivo oportunizar a construção
de conhecimentos, com debates, trabalhos em grupos e compartilhamento
de experiências com o professor da disciplina.
Haverá um professor
e um tutor à distância interagindo com o aluno. O professor
ministra a disciplina, e o tutor será o orientador acadêmico,
com experiência no magistério ou formação pós-graduada, e
responsável pelo atendimento dos estudantes via meios tecnológicos
de comunicação como: telefone, e-mail, teleconferência, entre
outros. O aluno também terá um tutor presencial que é o orientador
acadêmico com formação de nível superior – licenciatura – e
experiência comprovada de no mínimo um ano no magistério na
educação básica, que será o responsável pelo atendimento dos
estudantes nos polos municipais de apoio presencial.
O aluno enviará as suas
atividades para serem avaliadas pelo
professor e tutor á distância através do ambiente virtual
de aprendizagem, que disponibiliza um espaço para envio dessas
atividades, e outro para o aluno acompanhar o seu desempenho. As
tecnologias e mídias utilizadas pelo NEaD são: Plataforma Moodle,
vídeos, CD e material impresso.
Aos
alunos que obtiverem aprovação nas disciplinas oferecidas, serão
conferidos certificados de conclusão de curso superior, que será
emitido pela Universidade Federal de Roraima, através da
Pró-reitoria de Graduação. Os alunos formados em cursos, na
modalidade a distância, terão direito a diploma equivalente ao dos
cursos presenciais. Tal fato é previsto no decreto presidencial nº
5.622 assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de
dezembro de 2005.
Os cursos na modalidade à
distância são oferecidos pelo departamento responsável pela
disciplina e, disponibilizados ao público através do NEaD/UAB-UFRR,
sendo assim distribuídos:
Cursos superiores:
graduação em Licenciatura Plena em Matemática e em Informática.
Curso de pós-graduação:
especialização (lato sensu), já foi ofertado Produção de
Material Didático para Curso a Distância; Mídias na Educação, e
outros.
No curso de graduação,
o aluno do curso não poderá solicitar transferência para curso
presencial, o que ele poderá fazer é solicitar aproveitamento das
disciplinas cursadas no curso, após uma análise do caso pela
Universidade. Para tal, é necessário prestar vestibular para um
curso na modalidade presencial, e que as disciplinas aprovadas
integrem ou, sejam equivalentes às do currículo do novo curso
pretendido.
O NEaD hoje conta com a
colaboração de 09 professores trabalhando diretamente no NEaD,
indiretamente com mais de 10 professores de vários departamentos
sendo disponibilizados de acordo com o curso ofertado.
Segundo comentário da
Sra. Edleila-NEaD, o núcleo aprimorou as avaliações dos cursos com
a possibilidade de melhorar ainda, sendo que para cada coordenação
do NEaD há bolsistas e terceirizados trabalhando. Foi criado o grupo
de pesquisa do NEaD sendo três linhas de pesquisa dentro das ações
aplicadas pelas coordenações, participação de congressos
nacionais e internacionais. A entrevistada comentou ainda que,
conforme as necessidades vão surgindo, sistemas são criados para
trabalhar com estas dificuldades apresentadas pelas ações, sempre
buscando parceria com outras instituições que estão mais
aprimoradas. Este ano também teremos o II WTEaD (Workshop de
Tecnologia em Educação a Distância) em outubro de 2013 com a
participação de vários pesquisadores de outros estados, este
evento abordará temas de relevância para o crescimento da Educação
a Distância e o fomento do desenvolvimento científico da região do
extremo norte. Em breve teremos revista relacionada à EaD e
destacando os trabalhos que estão sendo realizado pelos alunos,
tutores, coordenadores e colaboradores em gerais. Enfim, o NEaD
dentro da UFRR cresce a cada momento,e já contamos com mais de 500
pessoas que já obtiveram certificados de conclusão de cursos à
distância, de extensão e etc. oferecidos pelo NEAD.
A Estrutura Física do
NEAD conta com 6 salas no bloco 3, mais 5 salas no anexo do mesmo
bloco, e em parceria com a UNIVIRR conta com 15 polos presenciais,
incluindo o polo de Boa Vista (Anexo 1)
Como benefício do NEAD
para a comunidade acadêmica da UFRR e população podemos citar:
- Possibilidade de aprender a lhe dar com outras possibilidades didáticas envolvendo tecnologia.
- Possibilidade de crescimento profissional.
- Possibilidade de participar de cursos a distância.
- Possibilidade de inserir as aulas presenciais em estrutura de 20% a distância utilizando o ambiente AVA e todos os seus benefícios.
- Possibilidade de fazer presença nos 14 municípios do estado de Roraima fazendo destacar a UFRR por meio da estrutura da EaD.
Os Polos Presenciais
oferecidos pelo NEaD/UNIVIR estão situados nos municípios de: Alto
Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe,
Iracema, Mucajai, Normandia , Pacaraima, Rorainópolis, São João da
Baliza , São Luiz do Anauá, Uiramutã.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo desta pesquisa
foi conhecer o NEaD e a importância do seu trabalho para a
comunidade acadêmica e para a população do estado de Roraima. O
objetivo do núcleo, em parceria com a UAB e a UNIVIR, é promover
uma educação de qualidade utilizando as Tecnologias de Informação
e Comunicação (TICs), no âmbito da educação presencial,
semipresencial, à distância (EaD).
A pesquisa constatou que
as atribuições do NEaD são de suma importância para a fomentação
do ensino acadêmico nos municípios e capital do estado, onde não
existem universidades públicas ou as vagas ofertadas são menores do
que a procura.
Entre os diversos
benefícios oportunizados pelo NEaD destacamos a possibilidade de
crescimento profissional, a possibilidade de participar de um curso
superior a distancia em universidade pública, a possibilidade de
adequar o curso a disponibilidade de horário do aluno sem prejuízos
em áreas pessoais ou profissionais, a disponibilidade de polos
presenciais em 15 municípios (incluindo a capital) facilitando o
acesso do aluno a universidade. Cabe-nos ressaltar que além de
ensino superior de qualidade o NEaD disponibiliza tutoria
especializada, que será o responsável pelo atendimento/apoio dos
estudantes nos polos municipais de apoio presencial.
O NEaD continua
trabalhando, e conforme as necessidades vão surgindo, vai adequando
os sistemas para trabalhar com estas dificuldades apresentadas pelas
ações, sempre buscando parceria com outras instituições que estão
mais aprimoradas, visando um atendimento de excelência na modalidade
de Educação a Distância.
REFERÊNCIAS
UAB-UFRR.
Como Funciona?. Disponível em: < http://www.uab.ufrr.br/index.php/sobre-a-uab-na-ufrr/como-funciona
>. Acesso em: 20 jul. 2013.
UAB-UFRR. Histórico.
2005. Disponível em: <
http://www.uab.ufrr.br/index.php/sobre-a-uab-na-ufrr/historico >. Acesso em:
20 jul. 2013.
UAB-UFRR.
O que é UAB?. Disponível em: < http://www.uab.ufrr.br/index.php/sobre-a-uab-na-ufrr/o-que-e-a-uab >. Acesso
em: 20 jul. 2013.
UAB-UFRR.
Perguntas frequentes. Disponível em: < http://www.uab.ufrr.br/index.php/perguntas-frequentes
>. Acesso em: 20 jul. 2013.
UNIVERSITÁRIO,
Ministério da Educação Universidade Federal de Roraima Conselho. Resolução n°
005/2011-CUni. Disponível em: <http://ufrr.br/conselhos/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=57:2011&Itemid=5 >. Acesso
em: 20 jul. 2013.
Olá Suzy,
ResponderExcluirParabéns pela postagem do Relatório!! Senti falta de fotos. Será preciso retirar o espaço que está no final do relatório, editando o texto, poderei ajudar, OK?
Abraços,
Profa. MSc. Teresa Kátia